quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

SIDA: de epidemia fora de controlo a doença controlada - 3 de Dezembro de 2008


Dia 1 de Dezembro assinalou-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. Mais do que uma simples efeméride, a data e o tema merecem a atenção do '57Minutos'. Da análise das terapêuticas ou formas de transmissão à evolução do preconceito social e da prevenção da doença, a Rádio Universidade de Coimbra fala sobre o vírus que mata quatro pessoas por minuto em todo o mundo.

Para debater o tema, estiveram em estúdio:
  • Vítor Duque, médico nos Hospitais da Universidade de Coimbra e representante da direcção da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS).


  • Manuela Lopes, do Centro Sol Nascente da Cáritas, que dá apoio a pessoas infectadas com o vírus da Sida.


  • Tiago Martins, presidente do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Contudo, pode surgir uma luz ao fundo do túnel para os infectados com o vírus e não só. A Nobel da Medicina de 2008, Françoise Barré-Sinoussim, estima que daqui a quatro ou cinco anos possa surgir uma vacina terapêutica para o VIH/SIDA. De acordo com a conclusão da investigadora, os seropositivos podem vir a controlar o vírus da sida através da vacina, deixando assim de necessitar de tomar medicamentos durante toda a vida. Uma esperança que surge no ano em que este dia mundial de luta se rege pelo mote "STOP SIDA".

Sem comentários: